LOCAL
São Paulo
ANO DO PROJETO
2011 | 2012
ANO OBRA
2012 (em andamento)
ÁREA DO PLANO URBANÍSTICO
1.537.550 m²
ÁREA DO PROJETO URBANO
308.090 m²
A cidade de São Paulo cresceu sobre e em torno de um rico sistema hidrográfico. Visando, entre outros aspectos, resgatar esses eixos hídricos, preservar as áreas remanescentes dos mananciais, regularizar a ocupação das terras que colocam em risco a contaminação da água e incentivar o lazer nas represas Billings e Guarapiranga, a Prefeitura do Cidade de São Paulo criou o Programa de Recuperação dos Mananciais.
Neste contexto, a Levisky Arquitetos foi responsável pelo projeto de requalificação urbana do núcleo Mata Virgem, também conhecido como Morro dos Macacos, uma das 64 áreas de intervenção do programa, em razão de seu perfil permanentemente ameaçado pelas ocupações irregulares em condição de risco de deslizamento.
A intervenção estabelece diretrizes para a recuperação dos eixos hídricos, regularização fundiária, preservação de áreas remanescentes dos mananciais e o incentivo ao usufruto da represa para lazer.
O plano urbanístico prevê a instalação de um parque linear, o Parque Mosaico Morro dos Macacos, com adensamento arbóreo, instalação de equipamentos públicos como creches e praças, além de unidades mistas habitacionais e comerciais.