LOCAL

São Paulo

ANO DO PROJETO

2011 | 2012

ANO INAUGURAÇÃO

2014 | 2015

ÁREA INTERVENÇÃO

60.210 m²

Partindo da necessidade da SABESP de abrigar seus reservatórios e estações de tratamento de água, diversos parques foram construídos pela cidade de São Paulo. Para que atingissem esse objetivo, além de contribuir para promoção de um espaço ecologicamente equilibrado, a companhia consultou diversos escritórios de arquitetura. Buscava projetos para três parques que criassem um diálogo entre os visitantes e as atividades de abastecimento, além da revitalização dos edifícios de operação para a proteção patrimonial.

O projeto do conjunto proposto pela Levisky Arquitetos foi selecionado, ao propor a reforma e abertura da casa de manobras, além da área maquinários do parque da Mooca (bairro paulistano) para exposições em torno dos reservatórios. Assim, os visitantes podem aprender, de maneira didática, o trabalho realizado pela Sabesp no espaço, ao mesmo tempo em que aproveitam a área para divertimento. Para isso, o projeto criou percursos de esporte e lazer em meio à densa vegetação em torno do edifício.

Já nos parques dos bairros do Butantã e da Cangaíba, considerando seus perfis acidentados, os trajetos propostos conectaram os pontos altos e baixos das ruas ao redor, criando um fluxo de pedestres com acessibilidade, segurança e conforto. Foram projetadas praças abertas para permanência e convívio que consideram e estimulam a vegetação nativa, conectadas a partir de percursos lúdicos sinalizados que educam sobre os ciclos das águas e as tecnologias de tratamento. Desenhos no piso do curso da tubulação a partir da casa de manobras também ensinam e conectam os espaços. O público ainda aproveita no parque mobiliários e equipamentos como academia ao ar livre e playground.

A reforma e abertura dos parques trouxe grandes ganhos aos bairros a partir de uma importante apropriação pelos moradores, ao contribuírem para a qualidade de vida local e se colocarem de forma conveniente no contexto urbano em que estão inseridos. O parque da Mooca, em especial, por sua localização em uma área de tradição e história da cidade, resgatou a memória local, criando uma conexão imediata com o público e a associação de moradores.

Prêmio APCA 2015 • Categoria: Arquitetura | Espaços Públicos

mooca

butantã

cangaíba

Veja outros projetos