LOCAL

Água Branca – SP

ANO DO PROJETO

2015

ÁREA DE PROJETO

145.215 m²

A SP-Urbanismo promoveu em 2015, com organização do IAB-SP (Instituto de Arquitetos do Brasil), um Concurso Público Nacional para o desenvolvimento do Estudo Preliminar de um Plano de Urbanização para o subsetor A1 da Operação Urbana Consorciada Água Branca.

Considerando a localização da área em frente ao Rio Tietê, um dos principais eixos hídricos do território paulistano, o projeto busca relação com o rio de forma a trazer uma nova frente urbana, disciplinando o uso do automóvel e pensando prioritariamente no uso do pedestre e sua possibilidade de vivenciar sensações e percepções em diversas escalas, através de uma trama peatonal. O pedestre atravessa o bairro através de uma promenade marcada por um térreo coletivo com comércios, serviços e equipamentos institucionais, além de integrada ao Território CEU, onde conforma uma grande praça que articula outros equipamentos culturais e esportivos.

A fruição pública é tida como a essência do projeto e concede ao bairro espaços de uso público mais humanizados em escala proporcional ao pedestre, uma vez que aberto à livre circulação e apoiado por ciclovias. O atendimento aos percentuais mínimos de área verde e institucional são distribuídos estrategicamente em diversos lotes do projeto, inclusive nos térreos dos condomínios residenciais e em equipamentos do Território CEU. Os parâmetros e índices urbanísticos foram atendidos totalmente, considerando a aplicação bruta sob a integralidade da gleba.

 Trabalho realizado em parceria com: Barbosa e Corbucci Arquitetos Associados

Veja outros projetos