LOCAL
São Paulo
ANO DO PROJETO
2019 | 2020
ANO OBRA
2020 (em construção)
ÁREA DE PROJETO
87.175 m²
Fundada em 1884, a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo é uma instituição privada e filantrópica, considerada um dos mais importantes centros de referência hospitalar e de pesquisa em saúde no Brasil. O complexo hospitalar, marcado pelo seu valor arquitetônico, histórico e cultural, abriga diversos edifícios inseridos no mesmo lote e no seu entorno imediato, de forma a atender seu programa assistencial e administrativo.
Com base no diagnóstico das instalações, operações e atividades da Santa Casa, sua relação com a cidade e as normas urbanísticas em vigor, o Plano Diretor concebido pela Levisky Arquitetos buscou orientar as ações estratégicas e futuras intervenções a partir de um olhar que ultrapassa os limites do edifício, admitindo a aplicação de dispositivos e incentivos previstos pelo PDE e LPUOS, com o propósito de viabilizar a expansão da instituição de forma integrada ao entorno.
Pensando-se na necessidade de atualização dos espaços, fluxos e materiais a serem utilizados, foi necessário um amplo diálogo com os órgãos de preservação, que, juntamente com saberes de arquitetura hospitalar inerentes ao escritório, possibilitaram soluções de grande eficiência, respeitando também o valor histórico e cultural da instituição. Nesse sentido, é proposta a organização tanto da setorização – considerando o atendimento assistencial de alta complexidade –, como também das atividades de apoio e operacional em áreas inseridas no quadrilátero hospitalar.