LOCAL

São Paulo

ANO DO PROJETO

2006 | 2007

CONCLUSÃO

2008

ÁREA DO TERRENO

13.648 m²

ÁREA CONSTRUÍDA

2.650 m²

Com o propósito de reabilitar uma área abandonada e contaminada ao lado do seu prédio, a Editora Abril buscou o escritório para fazer uma mediação com a prefeitura de São Paulo, proprietária do terreno, e propor um projeto de abertura ao público. A ideia da editora era criar um ambiente onde fosse possível oferecer cursos de artes gráficas, em conexão ao seu setor de atuação.

A partir dessa proposta, a Levisky Arquitetos em sua especialidade desenhou um modelo de parceria público-privada, gerando um termo de cooperação para a reabilitação daquela área, em que a prefeitura cederia o uso do espaço e a empresa cuidaria da execução do projeto e da manutenção de atividades na praça.

Diante do alto impacto da descontaminação do solo, o escritório projetou um amplo deck de madeira suspenso, com espaços de passagem e permanência para os visitantes circularem e se engajarem em atividades. Foi criado o conceito de Museu Aberto da Sustentabilidade para explicar as soluções dadas aos problemas da área, e também uma exposição permanente dentro do edifício, um antigo incinerador, para ensinar a história da reabilitação do espaço. A linguagem arquitetônica adotada na reforma do prédio optou pela estética da brutalidade, de forma que o lugar fosse parte da narrativa de recuperação. Foram instalados também jardins suspensos, com sistema de captação de água de chuva e jardineiras, além do paisagismo com plantas fitoterápicas e biocombustíveis.

Em um contexto em que o tema da sustentabilidade era novidade, o trabalho feito não apenas viabilizou uma ponte entre poder público e privado nessa direção, como trouxe respostas práticas a um ambiente urbano degradado. Essas soluções, por sua vez, trouxeram ganhos didáticos e culturais permanentes para a população da cidade como um todo.

Greenvana Greenbest 2012
VII Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa
Prêmio IAB-SP 2018 – categoria urbanismo

pca-victor-civita_0068
Veja mais projetos