LOCAL

São Paulo

ANO DO PROJETO

2009 | 2017

ÁREA CONSTRUÍDA

38.100 m²

Preocupados em resgatar o patrimônio, o espaço público, a história e a memória do bairro do Bixiga, na Bela Vista, centro de São Paulo, uma rede de associações de moradores e entidades da região convidaram o escritório Levisky Arquitetos a buscar soluções para a requalificação das imediações da Praça 14 Bis.

Dentre diversas demandas, a proposta deveria atender às necessidades da região, visando reordenar o transporte coletivo, as áreas verdes, livres e peatonais, os espaços públicos dedicados à memória, ao lazer, ao entretenimento e ao turismo gastronômico e artístico característicos do bairro e com tanta relevância para a cidade.

Aliada às demandas e soluções de infraestrutura macro previstas para a cidade, a proposta consolida um Plano de Intervenção Urbana. Prevê a demolição do viaduto Doutor Plínio de Queiroz, com a transferência do tráfego de veículos para uma passagem subterrânea, associado a soluções de macrodrenagem, reservatórios de águas pluviais e leitos carroçáveis com pisos drenantes ao longo da avenida Nove de Julho.

Considerando as marcas do bairro, onde a 14 Bis está localizada, a proposta contempla a ampliação da praça, das áreas verdes e do passeio público, além da criação de ambientes de lazer e esporte, conectados por nova pavimentação e mobiliário urbano, visando a mobilidade e ampliando as possibilidades de permanência.

170pptt_implantacao-ampliada-fecomercio
Veja outros projetos