LOCAL

Salvador-BA

ANO DO PROJETO

2014 | 2015

ÁREA DO PROJETO

105.950 m²

O Centro Antigo de Salvador – CAS, possui grande relevância no contexto histórico da capital baiana e do país, dada sua diversidade cultural, histórica, social e gastronômica. Nos últimos 30 anos, sofreu diversas intervenções desarticuladas e apresenta uma significativa concentração de problemas sociais, que contribuíram, dentre outros fatores, para a degradação do patrimônio edificado e para o agravamento das más condições de trabalho, moradia, saúde e lazer da população residente.

Buscando reverter este cenário, o Governo Estadual da Bahia, Secretarias e Unesco estabelecem o Plano de Reabilitação do CAS, visando, entre outros fatores, instituir instrumentos que possibilitassem a sustentabilidade do Centro Antigo, integrando-o às dinâmicas sociais, urbanas e econômicas da cidade.

Dentro deste contexto, a Levisky Arquitetos atuou na estruturação e modelagem urbanística do Plano de Desenvolvimento socioeconômico do Centro Antigo de Salvador, com foco em habitação, conexões e mobilidade urbana, valorização dos aspectos urbanos históricos e implantação de novos equipamentos urbanos.

A proposta considera a preservação da área de encosta do frontispício, o incentivo ao uso habitacional e institucional do CAS, a dinamização do comércio, a revitalização da orla marítima, a otimização das condições ambientais e a requalificação da infraestrutura de equipamentos urbanísticos.

 Trabalho realizado em parceria com Stuchi & Leite Projetos

04-cas_versao-final_completo_rev-01_20151202_slide-18_sem-numero
Veja outros projetos