LOCAL

São Paulo

ANO DO PROJETO

2016 | 2018

Projetar, em área de aproximadamente 10.000 metros quadrados, um ambiente de uso predominante aos 1,5 milhão de pedestres que passam diariamente pela região da Avenida Paulista, cartão-postal paulistano, fomentando o incentivo à cultura, arte, gastronomia, convivência e ao lazer. Essa foi a motivação da Levisky Arquitetos no desenvolvimento do projeto do “Boulevard da Diversidade”.

A proposta de Requalificação Urbana contempla desenho de alameda em nível aos térreos dos empreendimentos ao novo Boulevard, localizado entre a avenida Paulista, alameda Rio Claro, trechos das ruas São Carlos do Pinhal e da rua Itapeva, além da passagem inferior para veículos, com o objetivo de ampliação do espaço público de circulação peatonal, garantindo acessibilidade e desenho universal.

Integrado ao complexo Cidade Matarazzo, trata-se de um modelo efetivo de conexão entre espaços públicos, semipúblicos e privados garantindo fruição, acessibilidade, integração cultural, social e econômica.

A requalificação do espaço urbano prevê soluções de infraestruturas urbanas como pavimentação drenante, sistema de drenagem urbana com reuso de águas pluviais, iluminação pública, paisagismo, distribuição de consumo de água e energia e telecomunicações. Além da oferta de um espaço dedicado ao pedestre, a partir da renovação completa do piso, dos novos espaços de lazer, convivência, entretenimento e arte, novo mobiliário urbano, intensificação da arborização com árvores nativas e quiosques dedicados ao mercado de orgânicos.

O trabalho desenvolvido contempla ainda consultoria estratégica e coordenação dos processos de licenciamento do Complexo Cidade Matarazzo e da Intervenção Urbana no sistema viário, incluindo interfaces com órgãos públicos pertinentes, concessionárias e consultorias especializadas.

Veja outros projetos