LOCAL
São Paulo
ANO DO PROJETO
2011
ANO OBRA
2012 (em andamento)
PLANO URBANÍSTICO
180.680 m²
PROJETO URBANO
66.560 m²
HABITAÇÕES
146 unidades
Partindo do princípio de que a requalificação urbana é capaz de promover melhoria na qualidade de vida da população, meio ao direito à cidade, oferta de infraestrutura urbana e aos serviços públicos, em 2011 a Levisky Arquitetos apresentou sua proposta de intervenção no Núcleo Jardim Colombo, localizado em Paraisópolis, Zona Sul da capital paulista.
Inserido no Programa de Reurbanização de Favelas e recuperação de Mananciais, a demanda apresentada pela Secretaria da Habitação da Cidade de São Paulo teria como premissa básica a implantação de um Parque Linear ao longo do Córrego Colombo, considerando a realocação de famílias em áreas de risco ou em situação de vulnerabilidade para novas unidades habitacionais.
Após o diagnóstico das demandas da população, realizado em modelo de gestão participativa, o projeto urbano garante o limite da faixa de proteção ao córrego e expande a área de intervenção.
A proposta define eixos estruturantes para o projeto, como: mobilidade, por meio de conexão com o sistema viário e acesso ao transporte público; garantia de permanência do comércio local; definição de novas áreas para habitação; oferta de equipamentos e infraestrutura urbana.
Desta forma, ao longo do parque linear, uma nova via integra o Jardim Colombo ao bairro vizinho e organiza novos lotes ocupados por edifícios de uso misto, com comércio local e unidades habitacionais além dos edifícios institucionais de saúde e esportes.
A solução de sistema de drenagem considera a canalização aberta do córrego, com a recuperação da nascente ali existente e execução de sistema de saneamento básico de toda a comunidade. Desta forma, busca resgatar o elemento água, como indutor do espaço público qualificado, estimulando a população e ampliando as possibilidades de prática esportivas, culturais, sociais, convivência e sentimento de pertencimento ao local.