LOCAL
São Paulo
ANO DO PROJETO
2002 | 2009
ÁREA TOTAL
160.500 m²
No ano de 2002, São Paulo passou pelo importante momento de elaboração do Plano Diretor Estratégico do Município e da revisão da lei uso e ocupação do solo da cidade. Paralelamente, o Hospital Albert Einstein vislumbrava a possibilidade de expansão da Unidade Morumbi para atender à necessidade de ampliação da capacidade de atendimento e das áreas de apoio operacional correspondentes.
Neste cenário, a Levisky Arquitetos estrutura o Plano Diretor Urbanístico para viabilizar a expansão do hospital em consonância com as questões urbanísticas, partindo de minuciosa análise diagnóstica sob a ótica do uso e ocupação, da mobilidade e de buscar melhor relação com a vizinhança.
O processo segue por meio de intermediação entre o setor público e o privado e interlocução com os moradoras do entorno, organizadas por oficinas e assembleias formais, revisão da legislação e aplicação de novas leis.
A proposta do Plano Diretor culmina na viabilidade de expansão do hospital com a execução de nova torre assistencial em outra quadra, conectada ao edifício existente por passarelas e compondo o novo complexo hospitalar.