LOCAL
São Paulo
ANO DO PROJETO
2013 | 2016
ÁREA PROJETADA JARDIM
19.200 m²
ÁREA CONSTRUÍDA
1.500 m²
ÁREA PARQUE
13.540 m²
O Senac Águas de São Pedro mantém um hotel-escola na cidade do interior de São Paulo, uma estância hidromineral. Reorganizar suas áreas de lazer surgiu da vontade de atrair um público mais jovem. Chamado ao desafio, o escritório projetou um edifício térreo dentro do bosque do hotel que, com suas escadarias e rampas, conecta áreas novas às antigas.
A integração dos espaços é feita por decks de madeira, que servem também para atividades lúdicas e interativas com os hóspedes. Pensando no objetivo do edifício, os ambientes foram pensados para serem modulares e flexíveis de acordo com tipo de atividade e faixa etária, podendo ser reduzidos, ampliados ou mesmo integrados à área externa com o uso de divisórias de vidro.
A ideia de um parque aquático surgiu a partir do desenho, como forma de valorizar e resgatar o elemento água, tão importante para a história do hotel e da cidade. Com equipamentos aquáticos e recreativos divididos por faixa etária e piso emborrachado cor de areia, o ambiente foi inspirado em uma pequena praia.
Assim, ao mesmo tempo em que propõe soluções contemporâneas, o edifício adapta-se ao ambiente onde está inserido e às construções estabelecidas. Isso valorizou seu entorno e respeitou a importante tradição da cidade, desenvolvida em torno do hotel e da descoberta das águas termais.
Além do Parque Aquático, o escritório projetou em torno do hotel um jardim contemplativo, aproveitando um campo de golf de mais de 19 mil metros quadrados desativado no local. O ambiente oferece aos hóspedes áreas de permanência, passeio e descanso, com vegetação diversa, dois lagos ornamentais, gramados, decks de madeira e caminhos de pedras.
Fotos: Ana Mello (Parque e Centro de Recreação e Lazer) e Acervo próprio (Jardim Contemplativo)