LOCAL
São Paulo
ANO DO PROJETO
2017
ÁREA DE PROJETO
3.500 m²
O aprendizado não está conectado apenas ao conteúdo, mas também ao espaço em que acontece e às interações que ele propicia. Buscando contribuir para uma educação transformadora, a Levisky Arquitetos apresentou um estudo para concurso da nova biblioteca no Colégio Santa Cruz, localizado na zona oeste da capital paulista.
A ideia que norteou o estudo foi a integração da biblioteca ao projeto pedagógico da escola, com flexibilidade para a criação de ambientes modulares, dinâmicos e aconchegantes, e a possibilidade de usos simultâneos. A partir disso, abrem-se as portas para novas formas de interação e aprendizagem, baseadas nos conceitos de coletividade, colaboração e sustentabilidade.
A proposta organiza o edifício em três pavimentos, setorizados por atividades e estímulos pretendidos. O térreo do edifício foi pensado para atividades coletivas e dinâmicas, devido à intensa circulação de pessoas e flexibilidade de espaços. Para estimular o estudo, a leitura e atividades que exigem mais silêncio e concentração, o pavimento superior foi concebido para abrigar o acervo da biblioteca e um espaço de permanência para pessoas sozinhas ou em pequenos grupos. A cobertura do prédio, por fim, foi pensada para permitir atividades de convivência, descanso, leitura coletiva, debate e aulas abertas em um ambiente ao ar livre.
Proposta não vencedora