ANO DO PROJETO
2010
Em 2010, a Levisky Arquitetos participou do Concurso Público Nacional de Arquitetura para Novas Tipologias de Habitação de Interesse Social Sustentáveis, promovido pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo).
Com conceitos que equilibram o tripé da sustentabilidade – social, ambiental e econômico –, a prerrogativa projetual de aplicação das diretrizes do Desenho Universal, e a flexibilidade da construção, a Levisky Arquitetos propôs novas tipologias para categoria de casas térreas e unifamiliares, capazes de reproduzir situações típicas do espaço urbano.
Um modelo de habitação projetado capaz de se adaptar as necessidades dos moradores ao longo da vida, como o aumento de integrantes da família, o envelhecimento e dificuldades de mobilidade. Além de estimular o vínculo social, o conforto, a qualidade de vida, a diversidade de usos, e ainda um baixo impacto no meio ambiente e no orçamento familiar.
As tipologias de dois e três dormitórios propõem a ampliação das superfícies de fachadas, insolação e ventilação natural, integração entre espaços abertos e fechados, controle de incidência solar, sistema fechado de reuso de água, aquecimento por placas solares, instalações elétricas aparentes e medidores individualizados de água e gás. Os ambientes também são acessíveis e totalmente adaptáveis.
2º lugar • Categoria Grupo 01: Casas Térreas