LOCAL

São Paulo

ANO DO PROJETO

2018

ÁREA DO TERRENO

9.100 m²

ÁREA CONSTRUÍDA

6.855 m²

Em sintonia com a nova filosofia de atendimento do Instituto de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço (IOCAP) da UNICAMP, cujo objetivo é o tratamento integral da saúde de seus pacientes e familiares através de práticas humanizadas, o projeto investe no acolhimento de seus usuários, orientado pelo emprego de alta tecnologia, sustentabilidade e funcionalidade na proposta dos novos edifícios.

Como elemento articulador, a praça central foi pensada para ser mais do que uma área de circulação, agregando também funções de foyer, sala de aula, área de convivência, espaço para exposições e descompressão. A partir dela, os demais edifícios são dispostos ao seu redor, a exemplo do edifício de ensino e pesquisa, que, ao abraçá-la com suas fachadas envidraçadas, permite maior permeabilidade visual ao conjunto e maior integração deste com a natureza e paisagem local.

A proposta também possibilita a futura integração do IOCAP com o Hospital das Clínicas por meio de um terreno lindeiro ao Heliponto, com acesso de automóveis, ambulâncias e pedestres. Desta forma, o fluxo do corpo clínico, de infraestruturas e de emergência se faz possível, garantindo a necessária complementariedade das áreas assistenciais e operacionais do hospital, como CME, farmácia, cozinha, entre outras.

Veja outros projetos