LOCAL

São Paulo

ANO DO PROJETO

2006|2007 e 2010|2011

CONCLUSÃO

2011

ÁREA DO TERRENO

197.500 m²

ÁREA CONSTRUÍDA

121.888,98 m²

HABITAÇÕES

1.840 unidades

No município de Cubatão, localizado na Serra do Mar, surgiu a necessidade de reassentamento, por parte do governo do estado de São Paulo, por meio da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), de cerca de 1800 famílias habitando irregularmente áreas de risco de desabamento. Assim, como parte do programa de reurbanização, a Levisky Arquitetos foi contratada para projetar um condomínio que garantisse condições adequadas de habitabilidade para essas pessoas.

Em uma forte articulação com atores institucionais, população e iniciativa privada, o escritório partiu dos princípios de respeito à diversidade social, originalidade e variedade física do local na concepção do projeto. A ideia do condomínio deu lugar a loteamentos com praças, ciclovias, sistema viário aberto (de forma que o transporte público pudesse circular pelo bairro), proximidade a serviços (como escolas e comércio) e tipos diferentes de moradia, com casas sobrepostas e edifícios de quatro ou oito andares.

A preocupação de não excluir as pessoas e de valorizar a identidade local trouxe melhorias na saúde da população, e ampliação da convivência, da organização comunitária e dos direitos sociais. Houve também um aumento de consciência em relação à preservação ambiental do entorno. A opção por pequenos núcleos no lugar de um grande condomínio também permitiu uma maior facilidade de administração pelos próprios moradores.

Prêmio IAB-SP 2008
Projeto Integrante do Sustainable Social Housing Initiative

img_2304
Veja mais projetos