LOCAL

São Paulo

ANO DO PROJETO

2013 | 2016

ÁREA INTERVENÇÃO

5.366 ha

O Projeto Arco Tietê, instituído pelo Chamamento Público nº 1/SMDU/2013, tinha como objetivo global a transformação deste importante eixo estratégico da cidade de São Paulo a fim de garantir seu desenvolvimento nos diversos eixos temáticos que contemplam o planejamento urbano, dentre eles a questão socioeconômica. Neste sentido, em parceria com uma equipe multidisciplinar, a Levisky Arquitetos coordenou a Modelagem Urbanística e participou do desenvolvimento de todo o Estudo de Viabilidade de Desenvolvimento Urbano da Centralidade do Arco Tietê.

A complexidade do projeto fica clara quando se compreende as características da região investigada. Com relação ao perímetro e suas características de ocupação, trata-se de uma área superior a 50 quilômetros quadrados, ao longo de um dos principais eixos hidrográficos do município, o Rio Tietê, e que absorve uma grande diversidade de territórios, envolvendo diversas subprefeituras e distritos, com diferentes dinâmicas de uso e ocupação.

Em razão da escala do projeto, estas características se desdobram em desafios, da estruturação de um plano de intervenção que considere a diversidade do tecido urbano ao longo do perímetro, seus impactos econômicos em escala local e regional, a necessidade de conexão e transposição ao longo do eixo, além das questões ambientais de recuperação do sistema hídrico.

Finalista nas fases I e II do Projeto Arco Tietê, a modelagem urbanística propôs através da demarcação de Área de Intervenção Urbana (AIU), Operação Urbana Consorciada (OUC), e modelos de Parceria Público-Privada (PPP), garantir a viabilidade financeira do projeto, que abrange a requalificação e modernização do sistema viário sobre o antigo leito do linhão, além da instalação de BRT conectando Oeste (Pirituba) a Leste (Tiquatira).

 O consórcio foi coordenado pelo escritório Bacco Arquitetos.

Veja outros projetos