Com intuito de abrir um diálogo com estudantes e profissionais de arquitetura para falar sobre a atuação da categoria, que a arquiteta Adriana Levisky lança o livro Polifonia urbana: arquiteturas, urbanismos e mediações. A autora acredita que a figura do arquiteto urbanista é frequentemente discutir sua atuação enquanto estrategista e mediador entre as esferas política, cultural e social.
Editado pela KPMO e publicado pela Editora Senac São Paulo, a obra teve o lançamento feito no UIA 2021 Rio, 27º Congresso Mundial de Arquitetos promovido pela União Internacional de Arquitetos (UIA).
No livro, a autora traça um panorama dos mais de dezoito anos do escritório Levisky Arquitetos | Estratégia Urbana, discutindo os diversos projetos realizados por eles. Também convida o leitor a refletir sobre o papel estratégico na conciliação das soluções como mediador proativo, considerando aspectos que vão além das dinâmicas locais dos lugares, perpassando por questões sociais, econômicas, jurídicas, culturais, geográficas e políticas, destacando sua necessária voz ativa na proposição de intervenções que possam gerar melhor qualidade de vida às pessoas nas cidades.
O entendimento do papel do arquiteto urbanista, no contexto urbano, é essencial para promover experiências com o espaço, capacidade de transformação e melhora das condições de vida de uma sociedade. Na obra, Adriana ainda convida os profissionais à reflexão sobre a inserção da criatividade, da tecnologia e da arte na transformação das cidades, sobretudo sob a perspectiva da inclusão, da criação de vínculo entre as pessoas e seus espaços de moradia e convivência. Traçando um paralelo com a prática, esse conceito pode ser observado no projeto criado pela arquiteta para a unidade Senac São Miguel Paulista, o qual foi concebido de modo estratégico para fortalecer a proposta pedagógica contemporânea da instituição educacional, gerando oportunidades diversificadas e novos estímulos educacionais aos alunos.
A publicação é para todos que tem interesse pela arquitetura e pelo urbanismo, que anseiam interagir com as cidades e a sociedade contemporâneas “Espero que, por meio das realizações do escritório — projetos, metodologias de trabalho, dificuldades, erros e acertos — tenhamos condição de instigar o leitor, de maneira confortável, mas não muito, a refletir profunda e sinceramente, por meio de uma viagem íntima, sensorial, emocional e reflexiva, a respeito de questões complexas da atuação do profissional arquiteto urbanista” afirma Adriana Levisky.
Ficha técnica
Polifonia urbana: arquiteturas, urbanismos e mediações
Autora: Adriana Levisky
Páginas: 456
Preço: R$ 155
Onde comprar: www.livrariasenac.com.br