LOCAL

São Paulo

ANO DO PROJETO

2015 | 2016

ÁREA DO TERRENO

50.000 m²

ÁREA CONSTRUÍDA

6.180 m²

O processo educativo não se restringe apenas às salas de aula, mas se expande em todos os espaços de uma instituição de ensino. Uma nova prática educacional pressupõe a ressignificação da utilização de espaços, a fim de garantir ambientes que atendam e contribuam para formulação de novos modelos.

Os novos modelos pedagógicos do Colégio Santa Cruz trouxeram à tona a necessidade de repensar ambientes, dentre eles, o ginásio esportivo e as áreas externas. Neste sentido, a Levisky Arquitetos propôs um projeto de reforma que contempla uma série de intervenções, que buscam criar espaços que estimulam e proporcionam experiências novas, dinâmicas, lúdicas e que se expandem para além dos limites das salas de aula.

O projeto do Ginásio Poliesportivo, em sintonia com as novas perspectivas pedagógicas, culturais e tecnológicas da instituição, previu a demolição do edifício existente, mantendo apenas o espaço de apoio operacional, e a construção de um novo edifício para abrigar novas modalidades esportivas, competições, festas escolares, entre outras funções. Ele ainda contempla novas salas de atividades esportivas organizadas por faixa etária, além de vestiários e outros apoios institucionais. Como as obras foram executadas durante o período letivo, com necessidade de utilização do ginásio, o escritório buscou soluções para uma construção em fases, rápida e seca.

A partir da observação das potencialidades do campus, uma área extensa e verde na zona oeste de São Paulo, o escritório propôs uma garagem subterrânea, eliminando assim a circulação e o estacionamento de veículos nas vias internas e transformando estes espaços em alamedas acessíveis com nova paginação de piso intertravado colorido, que conecta todos os blocos, além de ampliar as possibilidades de convívio e desenvolvimento de atividades pedagógicas ao ar livre.

Fotos: Acervo próprio

Veja outros projetos