LOCAL
São Paulo
ANO DO PROJETO
2008 | 2009
CONCLUSÃO
2010
ÁREA DO TERRENO
2.500 m²
ÁREA CONSTRUÍDA
20.000 m²
O projeto buscou valorizar a volumetria do edifício ao inseri-lo em um lote de esquina, relativamente pequeno, mas com muita visibilidade. Criar um ambiente leve e iluminado que conversasse com o entorno, ao mesmo tempo trazendo contemporaneidade, segurança e sofisticação ao edifício de saúde.
Para isso, o escritório projetou um térreo aberto, recuado com jardins e um edifício com composição de volumes e transparências: um convite para trazer o espaço público para o hospital. Assim, quem está dentro do prédio pode ver o lado externo, mas também tem a privacidade garantida pelo tratamento dado aos vidros serigrafados. As cores e a luz natural inseridas nos ambientes internos geram a percepção de leveza e bem-estar e são elementos essenciais para a humanização dos ambientes de cura.
Ter a flexibilidade como premissa fundamental garante o bom desempenho da edificação ao permitir a adaptabilidade às novas necessidades de programa das especialidades e às inovações tecnológicas dos equipamentos médicos.
A Unidade Avançada Perdizes foi criada com o intuito de oferecer amplos serviços de saúde e um atendimento especializado. Assim, contempla um pronto atendimento, centro de diagnóstico, espaço saúde da mulher, centro oncológico e Day Clinic com centro cirúrgico de baixa complexidade e alguns leitos de curta permanência.
Prêmio Melhor da Arquitetura 2011 • Categoria: Edifícios Institucionais | Saúde
VIII Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa • Categoria: Saúde • Obra Concluída
Fotos: Nelson Kon